6 acessórios para caminhão proibidos
Para quem trabalha com transporte de carga, adicionar acessórios ao caminhão é uma forma de deixá-lo com a sua cara. Diversos motoristas fazem isso como uma forma de ter mais conforto e se sentir em casa mesmo na estrada.
Porém, alguns itens e modificações comuns nesse contexto são proibidos pela legislação e podem causar problemas. Veja quais são e por que evitá-los!
Quais são as consequências de usar acessórios proibidos nos caminhões?
Descubra o que pode acontecer caso você instale acessórios proibidos em seu caminhão:
- Multas: o motorista pode ser multado por infração grave ou gravíssima, com penalidade de ao menos R$ 195,23.
- Suspensão da CNH: a punição também pode envolver cinco pontos na carteira, aumentando a chance de suspensão do documento, o que inviabiliza o trabalho do motorista.
- Retenção no veículo: o caminhão pode ser retido e liberado apenas mediante a adequação, gerando mais gastos e atrasos na viagem.
- Acidentes: os acessórios são proibidos por um motivo. Diversos deles podem causar problemas de segurança, gerando riscos na estrada.
Quais são os acessórios proibidos para caminhões?
Confira aqui seis dos principais:
1 – Faróis de xênon ou LED
Modificações nos sistemas de iluminação são proibidas pela resolução n° 667 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), de 2017. Isso inclui os faróis de xênon e LED, mas também adesivos, pinturas, películas ou outros tipos de acessórios que não sejam os originais.
2 – Películas para vidros
De acordo com a resolução n° 254 do CONTRAN, de 2007, a transparência das películas deve ser de, no mínimo, 75% no para-brisa e 70% nos vidros das portas. O uso de películas mais escuras do que isso é considerado infração. Também são proibidas as do tipo metalizado ou refletivo, além de adesivos de tamanho grande.
3 – Painéis luminosos
Os painéis luminosos, parecidos com os que existem em ônibus urbanos, também são proibidos. Eles podem ofuscar a visão dos outros motoristas, causar distração e atrapalhar a visibilidade da estrada.
4 – Capas de porca pontiagudas
As capas de porca ou parafuso no estilo americana ou spike não são permitidas, por aumentarem o risco de acidentes. Segundo a resolução nº 426/2012 do CONTRAN, qualquer tipo de acessório de fixação ou enfeites de rodas que seja cortante ou protuberante está proibido.
5 – Molas traseiras arqueadas ou com calço
Muitos motoristas gostam do visual que é atingido com essa modificação, porém, as molas arqueadas são proibidas. Levantar a traseira do caminhão gera diversos problemas, sobrecarregando os eixos dianteiros, dificultando a carga e a descarga e gerando um risco maior de colisões traseiras. O mesmo vale para alterações nas suspensões.
6 – Adesivos utilizados em locais proibidos
Os adesivos, se forem grandes e em locais específicos, criam pontos cegos. Por isso, são proibidos no para-brisa, nos vidros traseiros, em partes da iluminação.
Como manter o caminhão de acordo com a legislação?
Se preocupe em conhecer bem as normas que regulam o uso de acessórios. Acompanhe sites e redes sociais de empresas que trazem informações sobre o mundo automotivo, como nós, da Live, para ficar por dentro de tudo.
Também instale acessórios apenas com profissionais qualificados, para garantir que sejam produtos originais e que o processo seja correto. Assim, você evita problemas com a lei e também deixa o seu caminhão mais seguro.
Acessórios de qualidade e permitidos por lei estão aqui!
Em nossa loja, você encontra produtos excelentes para personalizar o seu caminhão sem infringir as regras, prezando também pelo seu bem-estar. Confira!