Dia da Mulher: número de mulheres caminhoneiras está crescendo no Brasil

Dia da Mulher: número de mulheres caminhoneiras está crescendo no Brasil

Você sabia que, no Brasil, mais de 153,8 mil mulheres atuam como caminhoneiras? Apesar de esse número representar apenas 2,81%, o cenário já é bastante positivo. Aos poucos, a presença feminina vem ganhando espaço e comprovando que elas podem ser e fazer tudo o que desejarem.

Para celebrarmos o 8 de março, Dia da Mulher, vamos falar sobre os desafios enfrentados pelas mulheres caminhoneiras e por que elas se destacam na profissão. Acompanhe o texto e confira!

Por que as mulheres estão apostando na profissão de caminhoneiras?

mt_adplace_blog_post_img

Os motivos envolvem especialmente a independência feminina e a flexibilidade em poder escolher como, quando e onde desejam trabalhar. Confira as principais razões para as mulheres se tornarem caminhoneiras.

Independência financeira

As mulheres não querem mais depender de ninguém para alcançar os seus objetivos. Ao atuarem como caminhoneiras, há a possibilidade de conquistarem o que desejam com o seu próprio esforço.

Liberdade

O público feminino atual busca por profissões que oferecem maior flexibilidade e controle sobre o tempo e o próprio trabalho.

Empoderamento feminino

Ter mulheres trabalhando como caminhoneiras reforça o protagonismo e empoderamento feminino em relação a posições que antes elas não tinham espaço algum.

Por que as mulheres se destacam como caminhoneiras?

As mulheres caminhoneiras, apesar de serem poucas, já se destacam na profissão. Isso porque algumas características vêm chamando a atenção, como:

Organização

Quem trabalha com o transporte de cargas, precisa ter um planejamento, para que as mercadorias sejam entregues dentro do prazo e de maneira correta. Por, geralmente, terem muitas responsabilidades com o trabalho, a casa, a família e a vida pessoal, as mulheres sabem lidar com isso de maneira eficaz.

Responsabilidade no trânsito

Estudos apontam que elas são muito mais atentas ao trânsito, o que é de suma importância para quem deseja viver na estrada. Para você ter uma ideia, apenas 30% das infrações de trânsito são cometidas por mulheres. Além disso, 71% dos acidentes são provocados por motoristas homens.

Quais são os desafios enfrentados por elas na profissão?

Apesar do avanço do público feminino na área, elas ainda enfrentam diferentes desafios, entre eles:

Preconceito

Sem dúvidas, o preconceito está entre os principais desafios das mulheres, em qualquer área da vida. Infelizmente, muitas pessoas ainda acham que elas devem trabalhar em casa ou em profissões que as mantenham perto da família. Ou, ainda, que a vida na estrada não é adequada para “mulheres direitas”.

Essas ideias antiquadas e machistas ainda são encontradas em muitas empresas, no entanto, algumas companhias já caminham para outra direção, produzindo veículos voltados especialmente para o público feminino, reforçando que o preconceito não pode mais ter vez.

Infraestrutura precária

Outro ponto que as mulheres enfrentam é a falta de infraestrutura nas estradas. Muitos postos de combustíveis não oferecem nem mesmo um banheiro destinado ao público feminino. Além disso, a falta de hospedagem segura durante a viagem é mais um dos agravantes.

Segurança

Esse ponto não inclui apenas a possibilidade de roubo, mas também o assédio, que pode colocar as mulheres em situações constrangedoras e de risco. Nesse sentido, muitas delas já têm buscado cursos de defesa pessoal e se conscientizado em denunciar.

Além disso, há empresas que iniciaram campanhas entre os colaboradores e parceiros caminhoneiros em prol do respeito por todas as mulheres.

Feliz Dia da Mulher, caminhoneira!

Nós, da Live, parabenizamos a todas as mulheres, em especial às caminhoneiras que, mesmo diante dos desafios, demonstram força, resiliência e empoderamento para seguirem seus sonhos.

 

Conte com a Live para ter segurança na estrada

Acesse o nosso site e confira peças de qualidade com os melhores preços para manter o seu caminhão em bom funcionamento.

Escrito por Live Autopeças

Deixe um comentário