6 dicas de como evitar danos ao transportar cargas

6 dicas de como evitar danos ao transportar cargas

O dia a dia do transporte de cargas envolve certos riscos. Durante a viagem, os materiais podem sofrer algum dano, o que impacta no serviço entregue ao cliente e gera prejuízos para a transportadora ou para o profissional.

Talvez pareça difícil conciliar a eficiência com a proteção das cargas. Mas, aplicando as práticas e cuidados adequados, é possível transportar produtos com segurança e agilidade. Veja as nossas dicas para isso!

6 dicas para evitar danos no transporte de cargas

Confira as nossas recomendações para transportar materiais da melhor forma:

mt_adplace_blog_post_img
  • Faça um bom planejamento

Organizar bem os horários, definindo uma hora exata para a saída, é fundamental. Assim, a equipe que embarca a carga tem tempo para se organizar e realizar esse trabalho tranquilamente. Quando isso é feito com pressa, os riscos de danificar materiais são maiores. 

O trajeto também influencia nisso. As condições da estrada fazem a diferença, já que uma pista esburacada, por exemplo, pode causar impactos na movimentação do carro. 

  • Acomode a carga com cuidado

Adote uma forma de empilhamento adequada para o tamanho da carreta e evite deixar a carga inclinada ou com pontas soltas. Se preciso, resolva isso usando papelão. Siga as recomendações dos fabricantes das embalagens e dos produtos com relação ao empilhamento máximo e posicione os itens mais pesados sempre na parte inferior.

  • Embale corretamente

Prestar atenção na forma de embalar e nos materiais usados é fundamental. A embalagem deve ser resistente à movimentação e cobrir o produto totalmente. Peças pequenas precisam estar protegidas para não arranhar as outras partes ou rasgar o pacote. Utilize plástico, bolha, isopor e espuma no caso de cargas mais frágeis.

  • Conte com equipamentos específicos

Algumas máquinas e ferramentas facilitam o processo de carregamento e ajudam a proteger os itens. Empilhadeiras e paleteiras, usadas em conjunto com pallets de madeira, geram um manuseio mais simples e seguro. Cantoneiras de papelão ou de plástico oferecem uma defesa reforçada às caixas.

  • Manuseie com cuidado

Certifique-se de que a carga e a descarga serão feitas por profissionais qualificados e responsáveis. Todos devem ser capazes de colocar ou remover os pacotes com cuidado e seguindo as recomendações, especialmente no caso de produtos frágeis.

  • Verifique o estado do caminhão

As condições do veículo utilizado afetam a conservação da carga. Manter o compartimento que receberá os materiais bem higienizado é fundamental. Além disso, a suspensão, os freios e os pneus precisam estar em dia, para que o caminhão circule com pouco impacto.

A revisão, necessária em qualquer contexto, também ajuda nisso. Panes repentinas podem estragar produtos perecíveis, e isso dificilmente acontecerá em um veículo que passa pela manutenção preventiva com frequência. 

Encontre mais dicas para o seu dia a dia na estrada

Em nosso blog, você pode ler outros conteúdos como esse, com informações e recomendações importantes para os motoristas e caminhoneiros. 

Escrito por Live Autopeças

Deixe um comentário