Saiba como fazer o controle de estoque na sua oficina
Já imaginou perder um cliente, pois a sua oficina não tem uma peça para troca? Para evitar situações como essa, é preciso ter um controle de estoque eficiente. Quase todos os tipos de negócio possuem um setor de armazenamento de produtos e gerenciá-lo da maneira correta é fundamental para atingir o sucesso empresarial.
No artigo de hoje, confira as vantagens da gestão de estocagem da sua mecânica e saiba como fazer.
Vantagens de gerenciar o seu estoque
Seja uma empresa pequena, média ou grande, é preciso investir nesse tipo de gestão para realizar as atividades com maior eficiência e aumentar os lucros. Confira os benefícios que o controle de estoque oferece:
– Equilíbrio, sem falta ou excesso de peças;
– Descobrir o que mais vende e o que menos vende;
– Prever necessidades de compras;
– Negociar prazos e valores com os fornecedores;
– Realizar promoções das peças paradas;
– Reduzir perdas de produtos vencidos;
– Evitar furtos, sabendo quem retirou o que e quando;
– Otimizar o espaço físico;
– Calcular custos de armazenamento;
– Maior agilidade para localizar peças.
Como gerenciar o estoque
Confira cinco dicas para aprender a controlar o estoque da sua oficina.
- Comece com um inventário
Inicie registrando tudo o que você já possui. Na hora de listar, anote as seguintes informações:
– Descrição e modelo;
– Quantidade;
– Custo por unidade e por lote;
– Fornecedor/fabricante.
- Organize o ambiente físico
A organização do espaço é parte fundamental para gerenciar o estoque. Posicione as peças segundo algum critério, como ordem alfabética ou demanda de uso, por exemplo.
- Analise se há excesso ou falta de materiais
Após o inventário, será possível comparar os dados de controle do estoque com as informações de venda. Assim, você descobre se há muitas peças para um serviço pouco requisitado e vice-versa.
- Estabeleça datas para as compras
Para identificar quantas unidades é necessário comprar, leve em consideração que a procura por um serviço específico pode ser estável ou sazonal. Além disso, veja se o seu fornecedor oferece descontos para compras em grande quantidade. E lembre-se que entre o pedido e a entrega existe um prazo. Portanto, planejamento é tudo!
- Fiscalize a entrada e a saída das peças
Registre a entrada e a saída de cada item do seu estoque. Nessa etapa, é importante se comunicar. Se um novo lote de peças é cadastrado duas vezes por colaboradores diferentes, o controle é comprometido. Dê atenção especial à organização e à comunicação interna.
Lembre-se: quando se tem um fornecedor que oferece peças de qualidade, entrega rápida e o melhor preço, é muito mais simples administrar o seu estoque. A Live pode te ajudar com isso! Acesse nosso site e confira as diversas opções de produtos disponíveis.
Agora que você já sabe controlar o estoque na sua oficina, aprenda a manter a gestão financeira do seu negócio, clicando aqui.