Entenda o cenário dos caminhões elétricos no Brasil
Já está bem claro para todos que o futuro da mobilidade veicular é elétrico. Veículos movidos a eletricidade trazem diversos benefícios e, especialmente no caso dos carros de passeio, estão se tornando a regra, e não a exceção, em diversos países.
Será que essa inovação chegará também aos automóveis usados para cargas? Continue lendo e conheça um pouco mais sobre o cenário nacional e internacional de caminhões elétricos.
Qual é a diferença entre um caminhão elétrico, híbrido e a combustão?
Ao falarmos de veículos elétricos, pode surgir confusão, pois existem também os híbridos, que mesclam eletricidade e combustão.
Os movidos a combustível, como você sabe, se movimentam a partir da queima de gasolina, etanol ou diesel. Já os elétricos não utilizam nenhum tipo de combustível, funcionando apenas com a eletricidade, alimentados por baterias que precisam ser carregadas.
Os híbridos, geralmente, contam com um motor elétrico e outro a combustão, que é usado para gerar mais energia para as baterias, oferecendo uma autonomia melhor. Portanto, o seu funcionamento é elétrico, mas o combustível é necessário.
Quais são as vantagens e desvantagens dos caminhões elétricos?
Os principais benefícios dos veículos elétricos são:
-
Mais economia
Se gasta menos para carregar totalmente a bateria do que para encher o tanque.
-
Manutenção simples
Os sistemas elétricos são menos complexos, reduzindo gastos e esforços com reparos. Por isso, os caminhões elétricos também são mais leves.
-
Menos poluição ambiental
Sem combustão, não há emissão de gases tóxicos, que poluem o ar e a atmosfera.
Porém, algumas desvantagens ainda impedem que os caminhões elétricos sejam uma opção popular:
-
Autonomia da bateria baixa
Para os carros de passeio, a autonomia já é bastante proveitosa. Mas, nos caminhões, a maioria das marcas não foi capaz de criar um veículo elétrico com autonomia eficiente para enfrentar longas horas de estrada.
-
Poucos pontos de abastecimento
A estrutura para carregamento ainda é muito deficiente no Brasil. Apenas cidades grandes oferecem vários pontos para carregar as baterias.
Como está o cenário de caminhões elétricos no Brasil?
Se na Europa os investimentos em caminhões elétricos estão a todo vapor, no Brasil, essa realidade é um pouco diferente. Ainda estamos a passos lentos, se comparado com outros países.
Porém, um modelo específico já está se popularizando no país, mas não na estrada. O e-Delivery, desenvolvido pela Volkswagen, é 100% elétrico, criado para circulação urbana. É ideal para entregas dentro da cidade, especialmente cargas leves.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a previsão é que até 2035, ao menos 90% dos caminhões brasileiros ainda serão a diesel.
Enquanto isso, diversos países já iniciaram a transição para o elétrico há alguns anos, mostrando que estamos ficando para trás nessa evolução.
Ainda levaremos algumas décadas para o uso dos elétricos em massa
Mas, a tendência é que, assim como em outros lugares, essa inovação chegue com força ao Brasil também, mesmo que mais lentamente.
Para ficar por dentro de todas as novidades do segmento de caminhões e conferir dicas úteis para o dia a dia na estrada, acesse o nosso blog.