Regras para uso de reboques
Os reboques são uma ajuda bem-vinda para quem precisa transportar cargas maiores esporadicamente. Aumentando muito a capacidade dos carros, eles não têm tração própria e são engatados na traseira.
Porém, nem todo mundo conhece as leis que regem o uso desse item. Existem normas que ditam o tipo de automóvel que pode receber esse produto e também como é o uso correto. Descubra mais para rodar com reboque de forma segura e evitar multas!
O que é o reboque, segundo o Código de Trânsito?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera o reboque como um veículo, e não um acessório. Portanto, ele atende aos mesmos tipos de regulamentações que qualquer automóvel.
Quem adquirir o seu deve se dirigir ao Detran para emitir o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRVL) e o emplacamento. Assim como os carros, é preciso estar com toda essa documentação em dia ao circular.
O uso do reboque não requer pagamento de seguro obrigatório ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Quem pode dirigir um veículo com reboque?
É preciso considerar o peso total, somando a massa do veículo, do reboque e da carga, variando a categoria da Carteira Nacional de Habilitação autorizada. Confira abaixo:
- Peso total até 3.500 kg – Categoria B;
- Peso total entre 3.500 kg e 6.000 kg: Categoria C;
- Peso total superior a 6.000 kg – Categoria E.
Confira outras normas para o uso do reboque
Veja quais regras levar em conta para utilizar o seu reboque com segurança:
-
Equipamentos obrigatórios
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os reboques e semirreboques só podem circular se os seguintes equipamentos estiverem em dia:
- Para-choque traseiro;
- Protetores das rodas traseiras;
- Lanternas de posição traseiras vermelhas;
- Freios de estacionamento e de serviço (para veículos com capacidade superior a 750 kg e fabricados a partir de 1997);
- Luzes de freio vermelhas;
- Iluminação de placa traseira;
- Pneus com condições mínimas de segurança.
-
Veículos que permitem o uso
Nem todos os carros têm a estrutura robusta o suficiente para levar o reboque com segurança. Verifique no manual do veículo antes de instalar o engate e adquirir o seu reboque.
-
Carga máxima
Verifique o peso máximo definido pelo fabricante do reboque, e também o limite do veículo. Certifique-se de distribuir a carga de forma equilibrada.
-
Dimensões adequadas
O reboque precisa ter no máximo 2,6 metros de largura e 4,4 de altura (incluindo a carga). O comprimento máximo é de 19, 8 metros.
-
Limite de velocidade
Qualquer carro com reboque é considerado um veículo pesado, assim como um ônibus ou caminhão, e deve seguir o mesmo limite de velocidade que essa categoria.
Qual é o valor da multa para o uso irregular do reboque?
Motoristas que estiverem andando com reboque em carros que não são apropriados para isso, ou sem os acessórios funcionando regularmente, estão cometendo uma infração grave.
A multa chega a R$ 195,25, rendendo cinco pontos na CNH e a retenção do veículo. Se a regularização não for feita imediatamente, o carro poderá ser apreendido.
Antes de sair por aí com o seu reboque, não se esqueça das normas
Verifique todos esses pontos antes de adquirir e instalar o seu reboque para transportar cargas com segurança e evitar sanções legais.
Acesse o nosso blog e veja outras dicas para o dia a dia na estrada.