Tudo o que você precisa saber sobre os freios
Imprescindíveis para garantir a segurança dos ocupantes de um veículo, os freios naturalmente se desgastam ao longo do tempo. Por isso, é fundamental estar atento à manutenção desses itens.
Neste artigo, você vai descobrir quais são os componentes dos freios e suas respectivas vidas úteis, como é possível identificar problemas e por que revisá-los é tão importante. Boa leitura!
Quais são os componentes dos freios?
As peças que fazem parte dos sistemas de freios possuem diferentes complexidades. Assim, a vida útil varia de acordo com as funções de cada uma delas. Saiba mais:
- Canos e mangueiras: levam o fluido do cilindro às rodas. Não possui vida útil definida, mas a troca regular do fluido de freio diminui os riscos de rompimentos.
- Cilindro mestre: abastece o fluido do reservatório assim que o freio é acionado. Tem, em média, vida útil de 100 mil quilômetros rodados.
- Disco: localizada entre as rodas, entra em contato com as pastilhas de freio, com a tarefa de parar o carro. Em geral, tem vida útil de 20 mil quilômetros rodados.
- Fluído: é quem garante o funcionamento do sistema hidráulico. A troca é indicada a cada 10 mil quilômetros rodados.
- Freio a vácuo: está presente apenas nos modelos a tambor e auxilia o freio. A média de vida útil varia entre 100 e 200 mil quilômetros rodados.
- Lona: garante o atrito entre as rodas traseiras e os tambores e também estão presentes apenas nos modelos de freio a tambor. As suas condições de fábrica se mantêm inalteradas com mais de 50 mil quilômetros rodados.
- Pastilhas: entram em atrito com o disco quando você aciona o freio. Devem ser trocadas com menos de 20 mil quilômetros rodados.
- Pedal: é o único ponto de contato que o sistema tem com você. Como dificilmente apresenta problemas, não possui validade.
- Tambores: entram em cena quando você aciona o freio, expandindo as extremidades, tocando o tambor e parando as rodas. Não possui prazo de troca definido.
Como identificar falhas nos freios?
Geralmente, os ruídos costumam ser os principais sinais de que algo está errado com os freios. Eles indicam que as pastilhas estão desgastadas e muito finais, ou que são estão mais rígidas do que o normal.
Outro sintoma importante se refere ao desconforto nos pedais. O “pedal duro” pode apontar vazamento no freio a vácuo, vazamento no fluido de freio ou materiais de baixa qualidade nas pastilhas.
Ao perceber situações como essas, não perca tempo. Prevenir é o melhor caminho! Busque um mecânico de sua confiança para evitar transtornos em sua rotina, combinado?
Por que revisar os freios é fundamental?
Como destacamos no início do artigo, os freios são cruciais para garantir a segurança dos passageiros de um veículo. Muitas de suas peças podem se desgastar ao longo do tempo, contribuindo até mesmo para os acidentes de trânsito.
Por isso, o melhor caminho é não esquecer da manutenção preventiva! A revisão é indicada a cada 10 mil quilômetros rodados ou de acordo com as orientações do manual da fabricante do seu carro.
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