Entenda a diferença entre direção hidráulica, elétrica e eletro-hidráulica

Entenda a diferença entre direção hidráulica, elétrica e eletro-hidráulica

Já imaginou dirigir o seu veículo com uma manivela? Apesar de parecer impossível – e talvez hoje em dia realmente seja -, há mais de um século, essa era a maneira com que os primeiros carros realizavam curvas nas estradas.

Cerca de 120 anos depois, a realidade é completamente diferente. Tanto para automóveis mais antigos quanto para os de última geração, o volante é um acessório indispensável e também evoluiu com o passar do tempo.

Hoje em dia, temos as direções hidráulicas, elétricas e eletro-hidráulicas. Você sabe diferenciá-las? Se ainda restam dúvidas, não deixe de ler este conteúdo até o final.

mt_adplace_blog_post_img

Direção hidráulica

Mais antiga das direções utilizadas pela indústria, aplicada pela primeira vez em 1951, ainda é comumente encontrada em veículos nacionais.

O seu funcionamento ocorre através de um bomba hidráulica, que comprime um óleo dentro da caixa de direção e usa a força do próprio motor para ser ativada. Assim, são reduzidos os esforços para movimentar o volante.

Direção elétrica

Essa direção utiliza um sistema elétrico, como o próprio nome sugere. Ou seja, não há fluidos que comandam, mas sim uma rede de sensores que são ativados ao identificar que o volante está em movimento.

Considerado mais prático, pois alivia o peso e contribui nas manobras, esse sistema também diminui o consumo de combustível.

Direção eletro-hidráulica

Semelhante à hidráulica convencional por ter um circuito preenchido com óleo, no lugar da bomba para o fluido, há um motor elétrico.

Outras características da direção eletro-hidráulica é o fato de possuir um sistema constante, além de também reduzir os gastos com combustível e tornar o manuseio do condutor mais confortável.

Dica valiosa!

Independentemente de qual é o tipo de direção do seu veículo, realize as manutenções periodicamente para evitar dores de cabeça no futuro e manter a sua segurança.

Gostou desse conteúdo?

Queremos ser fonte de informação relevante para você, por isso, não deixe de conferir outros artigos e dicas valiosas em nosso blog.

Escrito por Live Autopeças

Deixe um comentário