Engate de reboque fixo ou removível: qual é a melhor opção?
Aumentar a capacidade de carga de veículos vem se tornando, cada dia mais, uma opção viável para aqueles que possuem pouco espaço. Seja para viajar, fazer mudança ou trabalhar, o reboque é uma opção mais do que bem-vinda.
No entanto, na hora de aplicá-lo ao automóvel, muitas dúvidas acabam surgindo: que engate é mais adequado? Fixo ou removível? Qual deles se encaixa melhor na necessidade em questão?
Pensando em responder todos esses frequentes questionamentos, criamos este artigo. Vamos elencar como funciona seu uso e as diferenças sobre cada uma das duas opções para que você saiba qual escolher. Falaremos também sobre a legalidade do uso do produto. Acompanhe!
Engate para reboque: como funciona?
Considerado um dispositivo mecânico que permite a um veículo puxar outro, o engate de reboque é fixado em uma travessa metálica, que serve de suporte, ou na própria estrutura do automóvel, caso esse saia de fábrica com o equipamento.
Seu formato consiste de uma esfera metálica, onde o encaixe se prende ao veículo.
Engate fixo ou removível: qual escolher?
Os engates são divididos em dois tipos: fixo e removível. A escolha entre um ou outro é bem individual, e, para fazê-la, é necessário conhecer a diferenças entre ambos:
- Engate de reboque fixo: tipo mais comum, não possui parte removível. Ou seja, depois de instalado, para remover qualquer parte ou sua totalidade, é preciso do trabalho de um profissional.
- Engate de reboque removível: possui uma parte de sua estrutura fixa, mas oferece a possibilidade de remover a ponteira. Esse modelo tem uma tampa para ser colocada no lugar da ponteira quando ela não estiver em uso.
E aí, qual mais se adapta à sua necessidade?
O que diz a lei sobre engates de reboque?
A utilização desta ferramenta é permitida, desde que esteja de acordo com as determinações do CONTRAN.
Neste sentido, o engate deve ser registrado pelo INMETRO e estar em conformidade com a capacidade máxima de tração do veículo. Transitar com o equipamento em condições ilegais gera multa. Portanto, fique atento às regras antes de fazer uso do reboque.
Quer ter mais segurança e economia na hora de pegar a estrada?
Então, você precisa fazer a manutenção preventiva do seu caminhão. Ao fazer revisões, é possível reduzir em até 30% o valor utilizado para despesas do veículo, além de prevenir possíveis acidentes causados por falhas mecânicas.
Saiba como começar: preparamos um checklist com os itens que devem ser revisados para garantir uma manutenção eficiente. Clique aqui e confira agora!