Confira dicas para caminhoneiros autônomos

Conhecer os quatro cantos do país é o sonho de muitas pessoas. Para algumas delas, como os caminhoneiros autônomos iniciantes, essa pode ser uma realidade daqui para frente.

Mas, engana-se quem pensa que é só subir no caminhão e pegar a estrada. Existe uma série de burocracias e práticas que devem ser seguidas para não enfrentar grandes dificuldades.

Se você está considerando iniciar nessa jornada ou tem dúvidas referentes às viagens, as nossas dicas vão ajudá-lo. Leia Mais!

mt_adplace_blog_post_img

Caminhoneiro autônomo x Funcionário e agregado: qual é a diferença?

Antes de tudo, é importante compreender a diferença entre cada uma dessas atribuições. Vamos lá?

Autônomo: caminhoneiro que opera por conta própria, além de ser proprietário da empresa e do veículo.

Funcionário: presta serviços para uma ou mais companhias, utilizando o caminhão delas, e possui carteira de trabalho assinada e todos os direitos previdenciários.

Agregado: tem veículo próprio, mas atua como um profissional terceirizado, associando as suas atividades a um negócio.

Desafios no trajeto de caminhoneiros autônomos

A falta de estabilidade profissional abre este tópico como um dos maiores desafios a serem enfrentados pelos caminhoneiros autônomos. Isso acontece pois o trabalho praticado não é fixo ou registrado, e nem possui benefícios e seguridades trabalhistas.

Em consequência disso, a renda tende a ser mais baixa caso você tenha pouca demanda. Portanto, é fundamental realizar um planejamento financeiro para ter uma reserva até que o volume de viagens remuneradas seja retomado.

Além das finanças, é necessário organizar-se em relação aos horários. Defina prazos para as entregas e não caia em distrações pela ausência de “cobranças” de chefes, por exemplo. Essa situação pode prejudicá-lo e ainda mantê-lo muito tempo longe da família.

As estradas do Brasil carecem da sua atenção. Os buracos, a falta de iluminação e outros eventos acabam se tornando verdadeiros problemas, tanto para o condutor quanto para o caminhão.

Para evitar ficar empenhado ou causar acidentes, realize com frequência a manutenção preventiva do veículo. Tenha sempre as melhores peças à sua disposição e não passe apertos.

Dicas para ser um caminhoneiro autônomo de sucesso

  • Entenda o que é ser autônomo: a primeira etapa começou neste blog, mas nunca é demais se aprofundar na categoria e entender as suas características e regulamentações.
  • Tenha um objetivo: quer conhecer lugares novos? Ter liberdade para passar mais tempo com a família? Ser o seu próprio patrão? Tenha isso claro para não desviar da sua meta.
  • Faça cálculos: viver no limite não é saudável, por isso, nunca deixe a contabilidade de lado. Separe o que são gastos pessoais e da empresa, defina uma reserva para cuidar de despesas médicas, tirar férias, etc.
  • Saiba administrar o negócio: tenha toda a burocracia em dia para que o negócio flua e você possa seguir o seu caminho. Hoje, existe a modalidade MEI Caminhoneiro para autônomos, melhorando a relação da categoria com a lei e os seus direitos.

Passo a passo para se tornar um caminhoneiro autônomo

  1. Escolha o modelo de caminhão e a carroceria que será utilizada para o transporte de cargas.
  2. Esteja habilitado na categoria que engloba o veículo escolhido.
  3. Cadastre-se na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).
  4. Busque sempre a capacitação e o aprimoramento de suas técnicas e habilidades por meio de cursos.
  5. Mantenha contato com profissionais da categoria para trocar experiências e informações.

Confira mais conteúdos

Acesse o nosso blog e leia outros conteúdos do seu interesse.

QUERO LER

Escrito por Live Autopeças

Deixe um comentário