Combustível adulterado: conheça os impactos que ele causa no veículo
Com a instabilidade de preços da gasolina, do diesel e do etanol, muitos motoristas acabam sendo enganados ao comprar mais barato, recebendo combustíveis adulterados. Essa é uma prática ilegal, porém, bastante comum.
Qualquer tipo de combustível que não atende às especificações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) é de má qualidade e pode ter sofrido adulteração. Descubra os perigos de abastecer com esses produtos e como evitar isso!
O que é a adulteração de combustível?
O combustível se torna adulterado quando é misturado com alguma substância que não faz parte da sua composição. Geralmente, são adicionados água, querosene, metanol ou outro tipo de solvente.
O objetivo é atrair o consumidor ofertando o produto a partir de um valor menor do que o da concorrência. Mas, a adulteração prejudica o funcionamento do veículo e causa danos que podem se tornar problemas graves
Quais são os riscos de usar combustível adulterado?
Veja por que os combustíveis adulterados devem ser evitados ao máximo:
-
Piora na segurança e no desempenho
Um produto de má qualidade não irá fornecer a energia necessária para o seu carro andar corretamente. O automóvel pode ter problemas de aceleração ou perder a força bruscamente, o que acarreta não apenas na performance, mas também na segurança.
-
Problemas mecânicos
Os elementos adicionados podem causar uma deterioração do sistema catalisador, entupir bicos injetores, carbonizar as velas e deteriorar o motor. Com isso, o barato sai caro, acarretando em altos gastos com manutenção e troca de peças.
-
Impactos ambientais e de saúde
A queima dos combustíveis não regulamentados gera muito mais gases tóxicos, poluindo o ambiente. Portanto, a adulteração também coloca em risco a população.
Alguns itens adicionados são altamente perigosos e contaminam o ar, podendo causar irritação nos olhos e na pele, e até ter efeito cancerígeno. Um dos mais danosos à saúde humana é o metanol, que é absorvido rapidamente pelo corpo e pode ser letal.
Como se proteger dos combustíveis adulterados?
Veja algumas dicas básicas para evitar cair nesse golpe:
- Nunca abasteça em postos que não sejam de bandeiras reconhecidas ou com valores muito baixos;
- Prefira locais com fluxo intenso de clientes;
- Sempre solicite a nota fiscal.
Abasteci com combustível adulterado, e agora?
Se você tem essa suspeita, siga essas recomendações para evitar danos graves:
- Desligue o carro e não rode com o material adulterado dentro do tanque;
- Reboque para um lugar seguro;
- Esvazie o tanque e abasteça com combustível regulamentado;
- Procure o seu segurador ou mecânico de confiança, para verificar se houve algum problema.
Encontre mais conteúdos como esse
Confira outras dicas e informações sobre o dia a dia na estrada, para garantir a sua segurança e a do seu veículo, em nosso blog.