Barulhos no carro: como identificar aqueles que indicam algo de errado?
Ao dar a partida no carro, é natural que você ouça alguns barulhos. Eles são comuns e até mesmo familiares ao seu dia a dia, não é?
Há, no entanto, uma série de ruídos que podem indicar problemas em seu automóvel. Neste artigo, você vai descobrir quais são os sons mais comuns e quais falhas eles indicam.
Boa leitura!
“Assobio” ao mexer o volante
Os ruídos semelhantes a assobios, acompanhados ou não de rigidez ao mexer o volante, podem indicar que o nível de óleo da caixa da direção hidráulica está baixo. A troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou se houver vazamento.
Barulho de vazamento
Sons de vazamento podem comunicar a falta de líquido no radiador, para lidar com a combustão do motor, ou defeitos na bomba d’água do seu carro. Ao perceber essa situação, busque um mecânico de confiança, para que os reparos sejam realizados e você não fique na mão.
Chiado no freio
Barulhos altos ao frear, como se algo estivesse raspando as rodas, indicam a necessidade de troca das pastilhas de freio. Em geral, a indicação é substituí-las a cada 30 mil quilômetros rodados.
Estalo em baixa velocidade
Percebeu a ocorrência de estalos ao fazer uma curva ou manobras de giro, em baixa velocidade? Se a resposta for sim, saiba que o seu veículo pode estar com os pneus desalinhados, algo que uma oficina mecânica resolve com agilidade!
Som contínuo no motor
Os barulhos que não dão trégua no motor, muitas vezes parecidos com uma corrente que se arrasta pelo chão, indicam a perda de tensão na correia dentada. Isso pode prejudicar o cabeçote do motor e consertá-lo pode custar muito caro!
Não esqueça da manutenção preventiva
Uma rotina de manutenção é fundamental para evitar transtornos e afastar as dores de cabeça do seu dia a dia.
Leia mais em nosso blog
Quer conferir mais dicas? Clique aqui e confira outros conteúdos que preparamos para você!