Aumento no consumo de combustível: conheça as 6 principais causas

Aumento no consumo de combustível: conheça as 6 principais causas

Ir ao posto de gasolina tornou-se uma missão indigesta para os brasileiros, principalmente desde o ano passado. Afinal, a população tem se deparado com uma série de reajustes nas tarifas dos combustíveis.

Desse modo, economizar e adaptar as prioridades do orçamento passaram a ser necessidades de primeira ordem. Ficar de olho nos noticiários também, já que os reajustes podem acontecer de um dia para o outro, influenciados pela inflação no país, a alta no dólar e o aumento no preço global do petróleo.

Fato é que abastecer o caminhão tem sido uma árdua tarefa. Poucos motoristas sabem que o combustível responde por metade dos custos de operação desse veículo. E mais: o consumo cresce a partir de comportamentos inadequados na direção. 

mt_adplace_blog_post_img

Por isso, preparamos este artigo com as seis principais causas do cenário. Conheça todas elas e saiba como evitar esse tipo de situação. Boa leitura!

Principais causas do aumento no consumo de combustível

  • Excesso de peso

Segundo o Departamento de Eficiência Energética dos Estados Unidos, os gastos com combustível aumentam 2% a cada 40 quilos extras transportados pelo caminhão. Ou seja, respeitar o limite de carga do veículo faz toda a diferença: evita problemas mecânicos, permite gastar menos com diesel e afasta qualquer possibilidade de multas na estrada.

  • Calibragem

Calibrar garante a aderência dos pneus no chão, evitando o movimento do caminhão como se ele estivesse “freando”. Quando esse procedimento não é feito regularmente, o motor precisa trabalhar mais para garantir o deslocamento do veículo. Logo, é necessário mais força, o que impacta o consumo de combustível. O aumento pode chegar a 25%. Nada bom, né?

  • Filtro de ar 

Entre os diversos componentes de um veículo, o filtro de ar é um dos que podem impactar o consumo de diesel. Quando ele não retém a sujeira ou seu uso é impróprio para o modelo do caminhão, o fluxo de ar fica restrito. Assim, a injeção eletrônica coloca mais combustível para compensar a falta de ar, aumentando sua utilização.

  • Alinhamento

Rodas desalinhadas fazem com que os pneus tenham um atrito muito maior com o solo. A conta, é claro, não fecha; há mais exigência do motor, o que contribui para que mais combustível seja consumido.

  • Filtro de combustível

A manutenção preventiva é muito importante quando falamos de filtro de combustível. A troca regular desse componente, de acordo com o manual do caminhão, permite o seu pleno funcionamento. Caso contrário, a sujeira que chega ao motor não é retida, o que dificulta a queima e faz o veículo consumir mais diesel.

  • Alta velocidade

Respeitar os limites de velocidade garantem a segurança do condutor e de todos ao seu redor. Essa atitude também faz a diferença no bolso: os caminhões gastam mais combustível acima dos 88 km/h. O aumento médio é de 1% para cada 1 km/h a mais. Dirija com calma, combinado?

Confira um checklist para a manutenção do seu caminhão

A manutenção preventiva do caminhão permite que você reduza as despesas com o seu veículo em até 30%. Clique aqui e confira o checklist que preparamos sobre o assunto!

Escrito por Live Autopeças

Deixe um comentário