Alinhamento, balanceamento e cambagem: diferenças e importância da manutenção
Dentre tantas manutenções e cuidados com os veículos, existem três serviços de rotina que ajudam a garantir a segurança do condutor e a manter a integridade dos componentes do carro.
Estamos falando de alinhamento, balanceamento e cambagem, fundamentais para que não haja problemas com os pneus e rodas, e responsáveis por mantê-los na posição correta.
Saber diferenciá-los, entender para que servem e quando devem ser feitos promove maior estabilidade ao veículo e tranquilidade ao motorista. Confira mais detalhes a seguir!
Alinhamento x Balanceamento x Cambagem
Apesar de parecerem iguais, há uma grande diferença entre cada um dos serviços e nós vamos explicá-las para você.
Alinhamento: fazendo jus ao próprio nome, serve para “alinhar” o posicionamento das rodas na suspensão, evitando que elas se curvem para dentro ou para fora e prejudiquem a condução.
Balanceamento: para compensar desequilíbrios, o processo posiciona contrapesos de chumbo na roda, equilibrando a estática para que ela rode de forma uniforme e sem vibrações.
Cambagem: esse procedimento controla a inclinação da roda em relação ao plano horizontal, ou seja, quando um pneu está mais desgastado do que outro, a cambagem irá ajustar as características de rolamento das rodas.
Quais são os benefícios desses serviços e quando você deve realizá-los?
As vantagens de manter esses serviços em dia podem ser vistas durante a condução, pois não haverá desconforto na direção e nem a necessidade de “fazer força” para conseguir manter o veículo em linha reta.
Outro aspecto importantíssimo é o aumento da vida útil dos pneus, melhorando a durabilidade deles e evitando desgastes e danos às peças sensíveis, como as presentes na suspensão.
Os procedimentos contribuem também para o bolso do motorista, pois com os componentes bem-cuidados, haverá economia de gasolina.
Por último, mas não menos importante, o condutor ainda fica mais tranquilo ao dirigir o veículo, sem correr riscos devido a problemas nas rodas/pneus.
Mas, afinal, quando é indicado realizar a manutenção? Grande parte dos fabricantes recomendam realizar o balanceamento e o alinhamento a cada 10 mil quilômetros rodados. Já a cambagem pode ser conferida durante essas revisões.
Gostou de saber disso?
Em nosso blog, você tem à disposição diversos conteúdos informativos e com dicas exclusivas. Não deixe de conferir, clique aqui!