6 mitos sobre o freio motor de caminhão

6 mitos sobre o freio motor de caminhão

Essencial para a segurança do veículo e do condutor, o freio motor do caminhão é cercado de mitos. Algumas pessoas acreditam que seu uso pode causar superaquecimento ou consumir mais combustível, por exemplo. Mas, nenhuma dessas informações está correta.

É importante se manter informado para não cometer erros e comprometer a direção defensiva. Para isso, separamos seis mitos sobre o assunto. Continue a leitura e acompanhe.

Antes, saiba como funciona o freio motor de caminhão

mt_adplace_blog_post_img

Os freios são parte importante do funcionamento de um veículo, especialmente os mais pesados. O atrito das pastilhas nem sempre é o mais adequado para desacelerar, por isso, o freio motor é uma alternativa.

O processo de desaceleração por meio dele é caracterizado pela redução das marchas, de maneira que o propulsor auxilia a diminuir a velocidade. Enquanto o motor reduz a rotação e, consequentemente, a aceleração, o motorista controla o ritmo com o uso do pedal do freio. Esse sistema funciona em carros, motos, vans, dentre outros.

Em caminhões, existem componentes auxiliares no freio motor. Em alguns casos, o dispositivo é acionado por um botão ou alavanca no painel. É comum utilizá-lo em descidas íngremes ou em locais de muito movimento no trânsito, já que ele proporciona maior controle do veículo e evita danos desnecessários.

Agora, vamos aos mitos

  1. Freio motor gasta mais combustível

Esse é um dos mitos mais comuns. Isso porque, ao sentir o motor segurar as rotações e ouvir um ronco forte, o condutor pode achar que está sendo gasto mais combustível. Mas isso é uma inverdade. Sem pisar no acelerador, não há ingestão de gasolina ou diesel. Quando o processo é de desaceleração, o aumento do giro se deve a outros fatores e o gasto é zero.

Ou seja, usar o freio motor de maneira adequada pode reduzir o consumo em declives e desacelerações.

  1. Freio motor superaquece o motor

Quando é utilizado da forma certa, é muito difícil que o freio motor seja o responsável por superaquecer o motor do veículo. Além disso, após os sistemas de alimentação estarem sendo feitos por injeção eletrônica, essa situação se tornou um mito.

  1. Freio motor prejudica os coletores de escapamento

O freio motor nada tem a ver com o desgaste dos coletores de escapamento. Algumas pessoas fazem essa associação pelo fato de o ronco do motor ficar alto no momento em que o sistema de frenagem é mal usado. Entretanto, nem nessas situações as peças são comprometidas.

  1. Freio motor danifica a caixa de marchas

A utilização do freio motor em caminhões é especialmente indicada para declives. Ao acioná-lo, é importante não realizar uma redução de velocidade brusca — o que poderia prejudicar as engrenagens. Portanto, o problema está no mau uso.

  1. Freio motor prejudica o caminhão

Pelo contrário, a prática ajuda a conservar e aumentar a durabilidade de diversos componentes, em especial, as peças relacionadas à frenagem. O uso do freio motor proporciona também mais estabilidade de direção, principalmente quando é necessário desacelerar a partir de velocidades mais altas.

  1. Freio motor não funciona

Outro desentendimento comum é que ele não ajuda em nada. Isso também é mito! O motorista comum, talvez, não veja tanta diferença em sua rotina de trabalho, mas, para condutores que sobem e descem as serras, a diferença é clara.

E você, acreditava em algum desses mitos?

Agora que já sabe as inverdades acerca do freio motor, fique atento às revisões preventivas do seu caminhão, pois elas são fundamentais para garantir o bom funcionamento das peças e a sua segurança.

Confira um checklist com os itens que devem ser revisados para garantir uma manutenção eficiente clicando aqui.

Escrito por Live Autopeças

Deixe um comentário