4 mitos e verdades sobre a troca de óleo
Para manter o seu carro sempre em dia, com uma boa performance e oferecendo a segurança necessária, é preciso cuidar não apenas das peças, mas também dos fluidos. Entre eles está o óleo, fundamental para o funcionamento adequado do veículo.
Você sabe quando fazer a troca do óleo? Conhece as diferentes partes do automóvel que precisam de lubrificantes? Neste blog, iremos explicar alguns mitos e verdades sobre o assunto, acompanhe!
Por que é necessário trocar o óleo?
O lubrificante protege o interior dos mecanismos do carro, reduzindo o atrito entre as partes móveis e diminuindo a ferrugem e a temperatura, assim, as peças têm a sua durabilidade e o seu desempenho garantidos.
Para que tudo funcione bem, os fluidos precisam apresentar condições específicas de viscosidade e pureza, que se perdem com o uso. Por isso, a troca é necessária e deve acontecer periodicamente. Se ela não for feita no tempo certo, a potência é afetada e o motor pode fundir, gerando riscos e prejuízo.
Veja os quatro mitos e verdades sobre a troca de óleo
Se você tem dúvidas sobre esse tema, descubra três mitos e uma verdade sobre a troca de óleo.
1 – A troca de óleo só deve ser feita após 10 mil km rodados
MITO! Não existe um padrão de tempo e cada modelo tem uma orientação sobre isso, que vem do fabricante. A intensidade de uso do veículo também pode impactar na frequência das trocas.
2 – O óleo fica mais escuro devido a sujeiras no motor
VERDADE! Como o lubrificante age limpando o motor, ele absorve as impurezas, que o deixam com uma coloração escura. Isso pode ser observado durante as trocas e é algo comum, que não está associado com a qualidade do óleo.
3 – Carro que roda pouco não precisa trocar o óleo
MITO! Não é apenas o uso que danifica o óleo. Com o tempo, ele sofre um processo de oxidação natural e se for mantido no veículo, compromete as peças. Nesse caso, o tempo entre uma troca e outra será indicado pela montadora.
4 – O filtro deve ser trocado junto com o óleo
MITO! O filtro deve sim ser trocado de forma periódica, mas, o recomendado é que se compre um novo a cada duas trocas de óleo. Essa quantidade é suficiente para evitar impurezas no lubrificante e proteger o veículo.
Quais são as partes do carro que precisam de óleo?
Falamos sempre sobre a troca de óleo do motor, mas, você sabia que existem outros sistemas do veículo que usam lubrificantes? É o caso do câmbio, que também precisa desse elemento para funcionar perfeitamente.
Existem diversos tipos de fluidos de transmissão, como é chamado esse tipo de óleo, mas o correto é usar apenas o indicado pelo fabricante. Em relação à troca, a orientação é a mesma: siga o tempo determinado pela montadora.
O procedimento de colocar um fluido novo deve sempre ser feito por um mecânico de confiança e que trabalhe segundo as recomendações da marca do carro. Vale a pena ler as diretrizes no manual para se certificar de que está tudo de acordo.
Leia mais dicas de cuidado com o seu veículo!
Encontre outros artigos como esse, com dicas e informações que ajudam você a manter a saúde do seu automóvel, em nosso blog.